segunda-feira, 1 de abril de 2013

O HOMEM MICROSCÓPICO


A busca e a pesquisa pelos esquecidos personagens brasileiros do Quadrinhos do passado por vezes nos leva a descobertas surpreendentes, como é o caso deste gibizinho (17 cm x 12,5 cm) de 32 páginas em p&b que me foi presenteado pelo mestre & amigo Gedeone Malagola: O Homem Microscópico. Antes de mais nada, sempre que me deparo com edições como esta, procuro informações do autor e da época em que foi produzida. Na capa consta o selo “Editora Candia”, e no expediente da página 5 aparece o nome do diretor responsável, Mário R. Candia – a mesma assinatura que encontramos em várias das páginas do gibi, ou seja, o “chefão” é o autor das duas HQs desta revistinha. Ao lado de algumas dessas assinaturas, descobrimos o ano de produção (e provavelmente do lançamento): 1967. E a maior inspiração de Mário Candia para produzir esta divertida aventura de ficção-científica parece ser mesmo o filme Viagem Fantástica/ Fantastic Voyage, de Richard Fleischer, lançado nos cinemas um ano antes. 




De qualquer forma, o autor esbanja criatividade contando como um cientista, o dr. Arnoldo, em suas pesquisas buscando achar curas para moléstias diversas, encontra um micróbio de forma humanóide, que vai se tornar um valoroso aliado na missão do doutor. E já na segunda história, “Os Inimigos Rinálticos!”, o “monstrinho” (como o próprio doutor o chamou) ajuda um paciente com problemas nos rins. Curioso é que o mundo intra-humano, com células, glóbulos, veias, artérias, tem vida e sociedade própria, com exército e tribunais. Por isso o Homem Microscópico vive aventuras como se fosse Flash Gordon visitando estranhos planetas. Houve ao menos um segundo número com mais aventuras desse personagem, conforme me informa o amigo Worney Almeida de Souza, e acho que foi só, a pequena saga do Homem Microscópico na História dos personagens brasileiros dos Quadrinhos.

5 comentários:

  1. Grande Salles, que arquivo!!! Resagate providencial! Pôxa há tempos que eu andava procurando informações acerca deste personagem... Muito bom! Tem como me enviar alguns scans? De pelo menos algumas páginas?
    Lance
    (scanscomics@gmail.com)

    ResponderExcluir
  2. Excelente postagem, Salles! Tenho o nº 2 dessa revistinha e sempre estive à procura do nº 1! Proponho um intercâmbio de scans, o que acha? Se tiver interesse, entre em contato. Abraço, Armando

    ResponderExcluir
  3. Amigo, você conseguiria para mim os scans das histórias completas deste personagem.

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem? Você teria os scans dessa história?

    ResponderExcluir
  5. Mario Candia trabalhou na editora Continental nos anos 1960 e depois foi para publicidade. Ainda hoje, morando na cidade de Campo Limpo Paulista, ele está desenhando HQs do Homem Microscópico.

    ResponderExcluir