Abaixo segue uma HQ de personagens que foram grande destaque nos dois primeiros números de Crás!: Alex & Cris, escrita por Octaviano Ribeiro e ilustrada por Walmir Amaral de Oliveira, este gigantesco talento da HQ. Walmir Amaral de Oliveira é carioca do Méier, nascido em dezembro de 1939. Autodidata, começou a trabalhar na Rio Gráfica Editora (RGE) em 1957, destacando-se quando, findo o material do Black Rider nos EUA, e diante da necessidade de se manter esse título que era um dos mais rentáveis nas bancas brasileiras, foi encarregado de produzir HQs do Cavaleiro Negro. Além do herói mascarado do faroeste, nos 33 anos em que trabalhou para a editora de Roberto Marinho, Walmir produziu incontáveis capas e HQs dos mais famosos personagens, incluindo Sir Falcon/Águia Negra; Phantom Ranger/Cavaleiro Fantasma; Straight Arrow/Flecha Ligeira - e, como não poderia deixar de ser, os carros-chefe da RGE, aqueles criados por Lee Falk, The Phantom/Fantasma e Mandrake - sem falar nas belíssimas capas e ilustrações retratando clássicos personagens dos comics que Walmir produziu para o Gibi Semanal na década de 70 do século passado. Dentre os personagens brasileiros dos Quadrinhos, desenhou por muito tempo O Vingador e outro que se tornou um dos mais famosos hérois brasucas dos gibis: O Anjo. Enfim, não há quem tenha lido gibis nos anos 60 e 70, que não reconheça imediatamente o traço bonito & vigoroso de Walmir Amaral de Oliveira. Como vocês mesmo poderão conferir a seguir, nesta aventura de Alex & Cris publicada no primeiro número de Crás! pela Editora Abril. Alex & Cris formam um sexy casal de agentes secretos, enfrentando a bandidagem onde quer que se encontre. A inspiração parece mesmo The Seekers (no Brasil, Os Panteras), de John Michael Burns - curiosamente, o próprio Walmir Amaral desenharia uma capa para uma edição especial de The Seekers, no número 5 do Gibi Especial da RGE (setembro de 1975). E, certamente, se Octaviano e Walmir pudessem ter dado seqüência a Alex & Cris, alcançariam um nível tão bom quanto aquele alcançado pelo artista inglês.
Prezado Amigo
ResponderExcluirAchei o seu blog fuçando na internet em busca de informações sobre personagens de quadrinhos. Fiquei muito impressionado com o seu blog,devido as informações sobre personagens nacionais e antigos.
E mantenho um blog chamado Quadripédia, que tem como objetivo reunir informações sobre os mais diversos personagens de quadrinhos, porém essa é uma missão gigantesca e por isso a vezes recorro a colaborações de outros aficcionados pela nona arte.
Portanto, gostaria de solicitar permissão para publicar alguns de seus artigos no Quadripédia. Logicamente tudo referenciado e linkado ao seu Blog.
Aguardo sua resposta e deixo o link do Quadripédia e o meu email para o seu contato , críticas e sugestões.
Um Abraço
Quadrideko
Claro que autorizo colega, o blog serve para isso mesmo, compartilhar informações, fique a vontade para reproduzir os artigos - ah, vc se esqueceu dos links
ResponderExcluirAtenção, gente! Existe o Blog Revista Crás! (www.revistacras.blogspot.com). Confiram.
ResponderExcluir