domingo, 25 de julho de 2010

ZHOR, O ATLANTA

Confesso que, quando encontrei, há uns 10 anos atrás, escondido entre uma pilha de gibis, esse raro exemplar de Zhor, O Atlanta, uma polpuda edição de 92 páginas lançada pela Editora Taíka (não consta no gibi a data específica de lançamento, mas tudo indica ser da virada das décadas 60/70 do século passado), eu jamais ouvira falar deste personagem. Mesmo assim, na ocasião me interessei em resgatar essa raridade, a começar pela linda capa de Walmir Amaral. Evidente que o nome do personagem visa “embarcar” na popularidade do mais famoso Thor, versão de Stan Lee & Jack Kirby – e isso era prática constante no mercado editorial do período, lembremo-nos do que nos disse o mestre Rodolfo Zalla, a respeito do Targo, a versão brasileira do Tarzan: nas prateleiras das bancas, pelo fato da segunda sílaba de Targo vir encoberta, escondida por outra publicação qualquer, muitos leitores desatentos pegavam a revista (e a compravam) pensando se tratar de uma revista do Tarzan – e muito provavelmente só percebiam isso quando chegavam em casa...


De qualquer forma, vale o registro de que Zhor é mesmo um personagem fascinante, que infelizmente teve apenas três histórias publicadas nesta edição da Taíka. Se tivesse sido criado nos EUA, provavelmente teria vida editorial muito mais longa. Criado por Francisco de Assis P. da Silva, Zhor é um guerreiro e líder da lendária Atlântida, construída pelo autor a partir de elementos historicamente comprovados nas diversas civilizações da antiguidade, notadamente grega, inca e hindu. A Atlântida de Francisco de Assis da Silva ergue-se e desaba segundo os registros de relatos dos grandes homens daquelas sociedades, de compilações religiosas diversas, e da assombrosa suspeita de intervenção extraterrastre naqueles povos. Além deste apurado senso de historiador, e de um fascinante lirismo mitológico, o autor Francisco se mostra um ágil e vibrante roteirista de HQ. As aventuras de Zhor possuem grande influência das Era de Ouro dos comics – tanto que, muito mais do que o Thor de Lee & Kirby, nosso Zhor se assemelha muito mais a outro e mais antigo personagem, o notável Flash Gordon de Alex Raymond.



A primeira HQ publicada neste gibizão chama-se “Guerra Contra Os Lemurianos”, escrita por Francisco de Assis da Silva e ilustrada pelo incansável Walmir Amaral de Oliveira, apresenta aos leitores a sociedade atlantiana, e então nos mostra seu guerreiro máximo, o Arconte Polemarcho, Zhor! Que se descontrai das penosas obrigações do reino caçando javalis – e, pouco após matar um enfurecido suíno, é atacado por um mini-dinossauro, que Zhor rechaça com pistola de raio laser. Após ser informado de que os lemurianos, uma nação inimiga, estavam mandando tropas para invadir Atlântida, Zhor parte de volta em seu disco-voador (chamado Vimana) para chegar mais rapidamente à sala de reuniões onde, frente ao senado e a assembléia popular, sentindo-se o herdeiro do deus Marte, o Arconte proclamará triunfalmente a guerra, sob eufórico consentimento popular, vindo da multidão que grita incessantemente: “Guerra! Guerra! Viva a Atlântida”! As páginas seguintes mostram os desfiles e as manobras militares, e especialmente, em detalhes, movimentos e estratégias de batalhas, ação desenfreada que faz desta empolgante HQ estilo medieval sci-fi, um digo & esquecido épico da antologia brasileira de Quadrinhos. A segunda história do gibi, intitulada “A Saga De Zhor, O Atlanta” (novamente escrita por Francisco, agora desenhada por Moacir Rodrigues) mostra a origem de Zhor, e muito mais do que isso: a ascensão e derrocada de Atlântida. Catástrofes naturais ou fúria dos deuses?E temos então a derradeira HQ, “Ameaça Submarina”, igualmente escrita por Francisco de Assis Silva, novamente ilustrada por Walmir Amaral – agora artefinalizado por Milton (nos créditos consta somente o primeiro nome, não seria Milton Sardella?). Uma alucinante aventura de ficção-científica, com monstro, homens-peixe, andróides. E Zhor manda fogo (ou laser) nos conspiradores lemurianos, sem dó! Zhor O Atlanta n.1 possui charme de fanzine: tem editorial, reprodução de textos escritos pelo filósofo grego Platão descrevendo o reino da Atlântida. Nas páginas centrais há um encarte em papel cartonado, com mapas cartográficos mitológicos (em cores) onde o autor nos mostra as intrigantes evidências da passagem de seres extraterrestres com seus objetos voadores identificáveis aos olhos dos antigos, através das mais notáveis escrituras clássicas. (JS)

2 comentários:

  1. parabens pelas materias muito legal conhecer esses quadrinhos brasileiros q infelizmente não foram valorizados,uma lastima.gostaria de sugerir uma materia sobre hq's de bandeirantes,tema dificilmente encontrado na net.

    ResponderExcluir
  2. Tudo indica que esse "Zhor" da Taika é de 1973. Digo isso porque outra revista daquela editora - "Fantásticas Aventuras" - tem o mesmo valor de capa (CR$ 2,00) e é daquele ano, confira:

    http://www.gibiraro.com.br/persona.asp?id=423

    ResponderExcluir